Hoje foi dia de fazer brigadeiros aqui por casa, com a ajuda da minha mana. Confesso que em matéria de doces também não sei fazer muito mais (tirando para aí a gelatina instantânea), mas tenho muito jeito para os comer, o que já não é mau.
Deixo-vos, então, a receita:
Ingredientes (para cerca de 30 brigadeiros)
1 lata de leite condensado cozido
1 tablete de chocolate para culinária
1 colher de sopa de manteiga (para ser honesta, são mais as vezes em que os faço com creme vegetal do que com manteiga - que não costumo ter muito cá em casa - e os brigadeiros ficam bons na mesma)
Granulado de chocolate para cobertura dos brigadeiros (ou granulado colorido, ou côco ralado, ou amendoim/amêndoa/bolacha triturada... enfim, é mesmo o que quiserem. Pessoalmente, gosto mais dos brigadeiros com chocolate granulado mas, como acho o granulado um pouco caro e hoje também não o tinha, triturei 8 bolachas tipo Maria)
1 colher de sopa de óleo
Utensílios
Para além do fogão, da panela e da colher de pau, não se esqueçam das forminhas de papel para colocarem o brigadeiro no final.
Preparação
Simples, muito simples. Basta colocar na panela a colher de sopa de manteiga (ou creme vegetal), o leite condensado cozido e a tablete de chocolate para culinária. Depois é cozinhar para aí em lume brando, mexendo sempre sem parar com a colher de pau.
Quando o preparado atingir o chamado "ponto de estrada" (quando arrastam a colher pelo fundo da panela e o preparado forma como que uma estrada que deixa ver o fundo), tiram a panela do fogão. Por outras palavras, quando o preparado estiver homogéneo, um pouco pastoso/denso e a querer descolar-se da panela, podem retirá-la do lume. Reserve (sei que o "reserve" era desnecessário aqui e que ainda por cima está mal conjugado neste contexto em que vos trato por "vocês", mas é do que gosto mais de ler nas receitas; sim, eu sei, não bato bem da cabeça).
Quando o preparado já estiver arrefecido, é só colocarem a vossa cobertura num prato, humedecerem as mãos com um pouco de óleo (podem colocar a colher de sopa de óleo numa tacinha) e ir fazendo bolinhas, que depois passam pela cobertura e em seguida colocam nas forminhas de papel.
Depois... Depois, vem a parte mais difícil, que é comê-los. Mas façam lá um esforço, senão estragam-se.
Bon appétit!
No comments:
Post a Comment